Reflexos

 

"O coach não conduz; observa, ouve, interroga.
O “que” está sempre presente, obriga-nos a refletir…
É como um espelho que connosco dialoga
E reflete o porquê do que queremos atingir!"
Jorge, Lisboa

"Ao longo das três sessões, descobri textos que me iluminaram em termos da auto-ajuda, me estimularam na reflexão sobre a minha vida pessoal e enquanto docente, me fizeram sonhar com um futuro melhor. Um dos apontamentos que tenho aplicado desde a formação são as saudações iniciais feitas no quadro e por escrito pela minha formadora. As palavras, apesar dos excessos e da velocidade de hoje, sempre são mágicas! As reações dos alunos têm sido muito positivas."
Lídia, Lisboa

"Durante essas sessões de trabalho, senti sempre uma grande paz interior, como se o meu eu estivesse em contacto consigo próprio e lentamente fosse descobrindo e desvendando os enigmas nesta viagem que me permitiu desenvolver a autoconsciência e enfrentar o desafio que se me coloca como educadora: olhar para mim, transformar a minha mentalidade e ser suporte para os que precisam do meu apoio para encontrar as suas próprias respostas."
Fátima, Aveiro

"A formação permitiu-me sobretudo refletir. Refletir sobre assuntos e práticas que nunca questionei nem valorizei e, de repente, percebi que a minha abordagem poderia ser melhorada. Ao longo das várias sessões descobri pequenas grandes coisas que nunca equacionara."
Oriana, Vagos

"Obrigada! Começo pelo ato da gratidão que me parece o mais adequado para expressar o quanto foi enriquecedor para mim estar neste curso. A forma como o curso foi transmitido é transformadora. Além de me apoiar e habilitar na minha atuação como psicóloga, propiciou-me um autoconhecimento surpreendente, que me fez mudar para sempre a minha forma de ver e aproveitar a vida. Foi único e espetacular do começo ao fim. O curso além de me trazer oportunidades de novos conhecimentos, também criou em mim a oportunidade de me conhecer melhor e descobrir os meus potenciais, além de conhecer pessoas peculiares, em que tivemos trocas muito importantes. Obrigada Mafalda!"
Paula, Porto

"Então, sabendo a teoria, nesta Formação aprendi como o fazer. Que passos dar para "reciclar" os meus pensamentos e crenças que não me ajudam, nem apoiam. Como que fazer uma higienização mental sistemática. Educar a mente, tomar consciência dos meus pensamentos e torná-los mais produtivos." Teresa, Aveiro

"Saliento que ficou em mim como que um grão de fermento que continua a fermentar em cada momento. Aquilo que me parecia insignificante toma agora um significado especial, pois tudo é propício para reflexão e as descobertas tornam-se infindáveis."
Ivone, Bragança

"Tive o privilégio de ter encontrado noutra formação a Mafalda Branco e assim conheci uma pessoa dinâmica, pró-ativa e com uma visão muito positiva e bela da vida. Era importante tê-la como formadora. A Mafalda além de criar dinâmicas de aprendizagem inovadoras dá-nos sempre algo que contribui para o nosso enriquecimento como ser humano, tem o dom de nos tornar mais felizes pois consegue que cada um encontre em si e no outro que o rodeia muitas coisas positivas."
Vera, Gafanha da Encarnação 

"Obrigada, Mafalda, pelo seu contributo para me ajudar a tentar ser uma pessoa melhor."
Alice, Lisboa

"Na primeira viagem, parti (um pouco receosa, diga-se) à procura de mim, dos outros, da indisciplina na escola,… Foi uma excelente viagem, que permitiu entrar dentro de mim, conhecer as diversas perceções de indisciplina/ conflito e diferentes modos de a/o gerir. Nas viagens seguintes, já mais confiante e num dinamismo cativante, meditei, agi, despertei, simulei, refleti, adquiri novas noções e conceitos, vi por outro prisma e de outro prisma. Reforcei a minha sensibilidade face à análise e mediação de conflitos, dos meus, dos outros e, essencialmente, dos alunos, daqueles que ajudamos a crescer e a formar a sua personalidade. Apropriei-me de novas estratégias, metodologias, formas de atuação e utilização de materiais,… Por vezes, as águas agitaram-me, mas a simpatia e a mestria da “capitã” amainou-as e lancei âncora na ânsia de novas descobertas, de novas técnicas de intervenção, passíveis de utilizar, em prol do sucesso na formação da personalidade dos alunos."
Isilda, Mundão

"Esta foi uma ação que me fascinou pela diferença em relação a outras ações por mim realizadas, superando, de longe, as expectativas. Sem exagerar nos aspetos teóricos, a ação foi dinamizada com atividades práticas que nos iam surpreendendo e nos ajudaram a ultrapassar a timidez, isto para quem gosta mais de estar nos “bastidores”, (como eu), tivemos de sair da zona de conforto, mas de uma forma velada. Foram sessões de trabalho que se caracterizaram pelo bom clima e simpatia da formadora que, sempre com um sorriso e uma palavra amiga, nos ia encorajando sessão após sessão, compreendendo o nosso cansaço que acabava por se dissipar no meio de tanta sensibilidade e compreensão."
Helena B., Mundão

"Também interessante, e até empolgante, foi quando nos eram apresentadas as propostas para cada sessão. À medida que ia decorrendo, a motivação era cada vez maior e o cansaço desaparecia, estávamos todos tão imbuídos num clima de partilha de saberes e interajuda que as horas passavam sem nos apercebermos. A disponibilidade, amabilidade e atenção que todos recebemos, fez-nos sentir confiantes e principais dinamizadores da nossa própria aprendizagem, foi um trabalho de equipa, prático e muito útil."
Ilda, Mundão

Apesar das horas tardias do dia (ou diria antes, da noite) em que a maioria das sessões decorreu, com o teor das atividades propostas pela Formadora Mafalda Branco, todo o grupo parecia incansável, sempre alegre e pronto para mais! Foi uma formação realmente espetacular realizada num clima descontraído e tão amistoso que já me apetecia iniciar outra! Adorei a calma, serenidade e paz de espírito que a Mafalda nos transmitiu em cada sessão, sempre alegre e amiga, fazendo-nos ver a vida sob outro prisma e sobretudo fazendo-nos acreditar que mudanças positivas são sempre possíveis.
 Lurdes, Mundão


"Depois de cada formação a Mafalda agradecia,
e eu só agora agradeço
mas é de todo o coração e muita alegria
de si, e dos seus ensinamentos eu não esqueço."
Estela, Vagos


Sem comentários:

Enviar um comentário