10/12/13

Gratidão


"A gratidão é a memória do coração."
(Antístenes)



Feche os olhos e pense no que de melhor já aconteceu hoje no seu dia. Quantas coisas consegue enumerar? É difícil? A verdade é que, na maior parte das vezes, temos muito mais dificuldade em identificar acontecimentos positivos do que negativos. O que é que provoca essa dificuldade? Bem, acima de tudo, falta de treino! Da mesma forma que treinamos a nossa mente para estar focada em situações negativas e em problemas, também a podemos treinar para passar a estar focada em situações positivas e em soluções para os desafios que surgem no correr dos dias. A gratidão é uma excelente forma de o fazermos. Sabe que as pessoas que cultivam a gratidão na sua vida são mais felizes, de acordo com os estudos realizados na área da felicidade? A gratidão produz benefícios a nível do bem-estar físico e emocional, bem como um olhar mais otimista sobre a vida. Vamos a um exercício simples?

Feche os olhos novamente, concentre-se e agradeça mentalmente a todas as pessoas que, de alguma forma, contribuíram para tornar o seu dia mais feliz e produtivo (pode ir desde o senhor que lhe serviu o café à sua família, e até a si próprio!). Demore o tempo que precisar. Quando estiver pronto, abra os olhos e pense. Como se sente, depois de agradecer a todas essas pessoas? É comum sentir alívio, paz, serenidade, entre outros sentimentos positivos. De facto, agradecer faz-nos sentir bem! Pode repetir este exercício todos os dias e o ideal é que, para além de o fazer mentalmente, comece a agradecer de outras formas. Pode verbalizar ou até escrever. De certeza que um post-it, um postal ou uma carta com uma mensagem de gratidão vão tornar o dia de alguém inesquecível e muito mais feliz!

Vamos a outro exercício?

Ao fim do dia, antes de dormir, pense em 3 acontecimentos positivos do seu dia. Escreva-os num caderno. Nos primeiros dias pode ser um pouco mais difícil, mas com o treino vai progressivamente sendo mais fácil identificar 3 ou até mais! Fazê-lo antes de dormir ajuda-o a focar o seu pensamento em situações positivas, pelo que ficará mais tranquilo, adormecerá mais facilmente e dormirá melhor. No dia seguinte, certamente acordará com mais energia positiva, o que terá um impacto no seu dia. No fundo, a gratidão, como comecei por dizer, contribui para aumentar a felicidade, o que acaba por se refletir nas relações interpessoais.

E lembre-se: treinar, treinar, treinar!

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